RUI SPRANGER
em
AFIRMA PEREIRA
de Antonio Tabucchi
Um intérprete importante, duas companhias de teatro que já percorreram o mundo, duas instituiçoes de Países Europeus que se encontraram através do teatro. Esta foi a ideia de Renzo Sicco
Portugal / Itália – 25 de Abril duas liberdades
que chega como uma história, apaixonante e de “indentidade”. Dois Países cheios de história, mas sobretudo dois 25 de Abril e dois acontecimentos em Itália e em Portugal.
Rui Spranger, protagonista de sucesso como em “O Tesouro”, “U-boat 1277”, “O Sr. Juarroz” e “O Sr. Valery”, ambas de Gonçalo M. Tavares, Volta a colaborar com Assemblea Teatro ° volta da escrita de Antonio Tabucchi, autor, professor universitário e profundo conhecedor da cultura portuguesa. Em palco estarão páginas daquele que foi um dos seus livros mais famosos, “Afirma Pereira”, romance histórico impregnado de empenho social e cívico, memória e de plena consciência contra a ditadura.
O texto, passa-se na Lisboa de 1934, no tempo de Salazar e na vigília de um dos maiores desastres da história, tem como protagonista Pereira, um “obscuro diretor da página cultural de um modesto jornal da tarde” o “Lisboa”. E um viúvo, gordo já de certa idade, de que resta na memória a interpretação cinematográfica de Marcello Mastroianni.
No decurso da sessão serão projectados imagens originais do 25 de Abril Portugues e Italiano.